24 junho, 2012

Lábios de Babel

A fotógrafa Elle Muliarchyk cresceu falando meia dúzia de línguas, do checo ao vietnamita (seu pai era diplomata e sua mãe era jornalista e linguista). Durante uma breve carreira como modelo, ela aprendeu um pouco de francês e italiano.
Sua experiência na aldeia global da moda e seu interesse em línguas estão reunidos agora neste vídeo, "Lips of Babel" - uma montagem de close-ups dos lábios de 36 modelos pronunciando trava-línguas em suas línguas nativas.
Tomamos conhecimento dos trava-línguas desde a infância. Muitas vezes, dizem algo sobre a cultura do país de origem. Um da Nigéria, por exemplo, se traduz como: "Senhora costureira, por que está tão triste? Será que a galinha botou um ovo sobre o vestido que você acabou de fazer?". Enquanto outro, da Índia, diz: "Um marido deu um tapa na esposa sem motivo aparente."


Um resumo de um estudo
Acredita-se que as impressões labiais, por sua capacidade de distinguir os indivíduos, tenham um potencial de uso em fins de identificação humana. No entanto, permanecem dúvidas quanto à sua utilidade para a determinação do sexo. Este estudo teve como objetivo classificar as impressões labiais de diferentes indivíduos de uma população portuguesa e determinar se existem diferenças entre os sexos. Impressões labiais de 25 mulheres e 25 homens foram obtidas usando batom de cor escura e fita adesiva. Em seguida, foram analisadas ​​usando uma lente de aumento e classificadas de acordo com a classificação Suzuki e Tsuchihashi. Uma comparação dos padrões de impressões labiais por sexo apresentaram resultados com uma diferença estatisticamente significativa: o tipo III foi mais frequente em homens e o tipo II, em mulheres. Este estudo reforça a hipótese de que as impressões labiais podem ser úteis em distinguir indivíduos e na determinação do sexo.

Nenhum comentário: