06 janeiro, 2011

Os Dragões da Independência

O Dragões da Independência são uma unidade militar do Regimento de Cavalaria do Exército. A sua função é assegurar a guarda do presidente da República, papel hoje em dia basicamente simbólico, pois a segurança é garantida pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.
A origem dos Dragões foi a Guarda de Honra criada em 1808 pelo rei de Portugal, Dom João VI, tão logo chegou ao Brasil. Em 7 de setembro de 1822, o então Príncipe Dom Pedro I foi saudado por eles, na famosa cena retratada pelo pintor Pedro Américo sobre o "Grito do Ipiranga", que marcou a Proclamação da Independência do Brasil
Após a Independência, em 1822, a unidade foi transformada na Guarda de Honra Imperial de Dom Pedro I. O nome "Dragões da Independência" foi adotado em 1946, época de redemocratização vivida pela República após a Segunda Guerra Mundial. Desde 1966, o regimento está aquartelado em Brasília.
Fiéis à tradição e às pompas imperiais, os Dragões usam até hoje um fardamento típico do século XIX, em branco e vermelho - as cores da antiga cavalaria portuguesa. O regimento costuma apresentar-se e fazer demonstrações de destreza em festas cívicas e também em competições hípicas.
No primeiro dia do ano, os Dragões foram uma atração à parte na cerimônia de posse de Dilma Roussef na Presidência da República.


Um comentário:

Luciano Rocha disse...

ESSE ANO OS DRAGÕES USARAM ROUPAS DIFERENTES. ESTAVAM COM BLASER PRETO E CALÇA SOCIAL, LADEANDO O CARRO DA PRESIDENTE. PELA PRIMEIRA VEZ FIZERAM JUS AO NOME.