22 janeiro, 2011

Uma estátua de ponta-cabeça

Louis Agassiz não estava de acordo com o que Darwin havia escrito em seu livro sobre as espécies. Não, as coisas não tinham acontecido assim... Agassiz tinha a firme convicção de que Deus havia criado as espécies fixas e imutáveis e aquilo que o barbudo inglês proclamava beirava a heresia.
A Bíblia dizia isso claramente, especificando em que dia e em que ordem se criara o mundo e as criaturas que o habitavam, e nada dizia sobre macacos que evoluíam nem de espécies que se modificavam.
O confronto entre Agassiz e Darwin teria sido uma polêmica sonhada. O suíço criacionista jamais aceitou a teoria da evolução que o inglês propôs.
Agassiz morreu em 1873 e, apesar de seus confrontos e disputas com os evolucionistas, foi um bom naturalista e um zoólogo que mereceu o reconhecimento em sua época.
No entanto, quase 100 anos depois de seu nascimento, na manhã de 18 abril de 1906, a estátua que homenageia Louis Agassiz no Departamento de Zoologia, na prestigiada Universidade de Stanford, na Califórnia, apareceu desta forma:

Leia a história completa (em espanhol) em La Aldea Irreductible, o blog cultural de Javi Peláez.

Nenhum comentário: