15 setembro, 2025

YouTube é infraestrutura

"O YouTube não é apenas um veículo para profissionais", diz Ryan McGrady, pesquisador sênior da Iniciativa para Infraestrutura Pública Digital na Universidade de Massachusetts Amherst, nos EUA. "Nós confiamos nele como o braço de vídeo padrão da internet. O YouTube é infraestrutura. É uma ferramenta crítica que pessoas comuns usam para se comunicar."
Para revelar esse lado do YouTube, McGrady e seus colegas construíram uma ferramenta que disca vídeos aleatoriamente. O scraper tentou mais de 18 trilhões de URLs potenciais antes de coletar uma amostra grande o suficiente para uma análise científica real. Entre as descobertas, os pesquisadores estimam que o vídeo mediano foi assistido apenas 41 vezes; postagens com mais de 130 visualizações estão, na verdade, no terço superior do conteúdo mais popular do serviço. Em outras palavras, a grande maioria do YouTube é praticamente invisível.
A maioria desses vídeos não é para que vejamos. Eles existem porque as pessoas precisam de um sótão digital para armazenar suas memórias. É uma internet não moldada pelas pressões de cliques e algoritmos – um vislumbre de um lugar onde o conteúdo não precisa ter desempenho, onde ele pode simplesmente existir. Se algum desses vídeos se tornasse viral, significaria que algo deu terrivelmente errado. Não é para isso que a maior parte do YouTube serve.
http://www.bbc.com/future/article/20250306-inside-youtubes-hidden-world-of-forgotten-videos

Nenhum comentário: