11 outubro, 2023

O sapo saltador do Condado de Calaveras


Este conto de Mark Twain, de 1865, gira em torno de um personagem, Jim Smiley, que cria um sapo que ele chama de Dan'l Webster. Smiley treinou-o para pular uma longa distância e se gaba de que seu sapo pode "pular mais que qualquer sapo no condado de Calaveras".
Um dia, um estranho recém-chegado a Calaveras diz que não acha que o sapo de Smiley seja diferente de qualquer outro. Ele inclusive aposta quarenta dólares que possui outro sapo capaz de superar Dan'l Webster.
Deixado sozinho com o sapo campeão, o estranho o alimenta subrepticiamente para que ele não consiga pular.
Mais tarde, todos os habitantes do condado comparecem na praça da aldeia para ver o resultado da aposta. E ficam surpesos quando Dan'l não consegue dar nem um pequeno salto.
Entre as lamentações dos espectadores, o estranho embolsa o dinheiro das apostas e começa a sair. Quando Dan'l começa a vomitar um chumbo gosso - chumbo de espingarda! O estranho é então arrastado de volta, dispensado de seus ganhos e expulso do condado para sempre. Enquanto todos se unem para elogiar Dan'l Webster - ainda o campeão de salto do condado de Calaveras.

Sinopse do libreto da ópera de Lukas Foss e Jean Karsavina, baseada no conto "The Celebrated Jumpipng Frog of Calaveras County", de Mark Twain (1865)

Nenhum comentário: