Os pontos de Lagrange são nomeados em homenagem ao matemático ítalo-francês Josephy-Louis Lagrange. Existem cinco pontos especiais onde uma pequena massa pode orbitar em um padrão constante com duas massas maiores. Os Pontos de Lagrange são posições onde a atração gravitacional de duas grandes massas é precisamente igual à força centrípeta necessária para um pequeno objeto se mover com elas.
Este problema matemático, conhecido como o "Problema Geral dos Três Corpos" foi considerado por Lagrange em seu artigo premiado (Essai sur le Problème des Trois Corps, 1772).
Dos cinco pontos de Lagrange, três são instáveis e dois são estáveis. Os pontos instáveis de Lagrange - rotulados L1, L2 e L3 - estão ao longo da linha que liga as duas grandes massas. Os pontos de Lagrange estáveis - rotulados L4 e L5 - formam o ápice de dois triângulos equiláteros que têm as grandes massas em seus vértices.
O ponto L2 do sistema Terra-Sol era o lar da espaçonave WMAP, atual lar do Planck, do Telescópio Espacial James Webb (e do observatório russo-alemão de raios-X Spektr-RG). L2 é ideal para astronomia porque uma espaçonave está próxima o suficiente para se comunicar prontamente com a Terra, pode manter o Sol, a Terra e a Lua atrás da espaçonave para energia solar e fornece uma visão clara do espaço profundo para nossos telescópios. Os pontos L1 e L2 são instáveis em uma escala de tempo de aproximadamente 23 dias, o que requer que os satélites que orbitam essas posições passem por correções regulares de curso e atitude.
É improvável que a NASA encontre qualquer uso para o ponto L3, uma vez que permanece escondido atrás do Sol o tempo todo. A ideia de um planeta oculto tem sido um tema popular na literatura de ficção científica.
What is a Lagrange Point?
Os grifos são nossos.
Microsiervos, 05/08/23 - Após um mês de seu lançamento, o telescópio espacial Euclides da Agência Espacial Europeia (ESA) chegou a seu destino no ponto L2 Lagrange do sistema Sol-Terra, onde já está enviando imagens de teste. L2 é um ponto localizado a 1,5 milhão de quilômetros do nosso planeta em direção ao exterior do sistema solar e é muito procurado para observatórios espaciais porque a partir daí o Sol, a Terra e a Lua estão sempre voltados um para o outro e não atrapalham as observações. Além do fato de que a Terra também pode atuar como um guarda-sol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário