14 fevereiro, 2022

O protesto dos artistas contra a Torre Eiffel

A torre proposta foi objeto de controvérsia, atraindo críticas de quem não acreditava que fosse viável e daqueles que se opuseram por motivos artísticos. Antes da construção da Torre Eiffel, nenhuma estrutura jamais havia sido construída com uma altura de 300 m ou mesmo 200 m para o assunto, e muitas pessoas acreditavam que isso era impossível. Essas objeções foram a expressão de um debate de longa data na França sobre a relação entre arquitetura e engenharia. O ponto culminou quando o trabalho começou no Champ de Mars: um "Comitê dos Trezentos" (um membro para cada metro de altura da torre) foi formado, liderado pelo proeminente arquiteto Charles Garnier e incluindo algumas das figuras mais importantes das artes, como William-Adolphe Bouguereau, Guy de Maupassant, Charles Gounod e Jules Massenet. Uma petição intitulada "Artistas contra a Torre Eiffel" foi enviada ao Ministro das Obras e Comissário para a Exposição, Adolphe Alphand, e foi publicada por Le Temps em 14 de fevereiro de 1887:
"Nós, escritores, pintores, escultores, arquitetos e devotos apaixonados da beleza até então intocada de Paris, protestamos com todas as nossas forças, com toda a nossa indignação em nome do desprezado gosto francês, contra a construção ... desta inútil e monstruosa Torre Eiffel ... Para trazer nossos argumentos para casa, imagine por um momento uma torre vertiginosa e ridícula dominando Paris como uma gigantesca chaminé negra, esmagando sob seu vulto bárbaro Notre Dame, o Tour Saint-Jacques, o Louvre, o Domo de les Invalides, o Arco do Triunfo, todos os nossos monumentos humilhados irão desaparecer neste sonho horrível. E por vinte anos ... veremos se esticando como uma mancha de tinta a sombra odiosa da coluna odiosa de chapas de metal aparafusadas."
Gustave Eiffel respondeu a essas críticas comparando sua torre às pirâmides egípcias : "Minha torre será o edifício mais alto já erguido pelo homem. Não será também grandioso à sua maneira? E por que algo admirável no Egito se tornaria hediondo e ridículo em Paris?" Essas críticas também foram tratadas por Édouard Lockroy em uma carta de apoio escrita para Alphand, dizendo ironicamente: "A julgar pela imponência dos ritmos, pela beleza das metáforas, pela elegância do seu estilo delicado e preciso, pode-se dizer que este protesto é fruto da colaboração dos mais famosos escritores e poetas do nosso tempo", e explicou que o protesto era irrelevante, uma vez que o projeto havia sido decidido meses antes e a construção da torre já estava em andamento (imagem).


Na verdade, Garnier era um membro da Comissão da Torre que examinou as várias propostas e não levantou objeções. Eiffel também se mostrou despreocupado, apontando para um jornalista que era prematuro julgar o efeito da torre apenas com base nos desenhos, que o Champ de Mars estava distante o suficiente dos monumentos mencionados no protesto, que por isso haveria pouco risco da torre esmagá-los. E apresentou este argumento estético em favor da torre: "As leis das forças naturais não se conformam sempre com as leis secretas da harmonia?"
Alguns dos manifestantes mudaram de ideia quando a torre foi construída; outros permaneceram não convencidos. Supostamente, Guy de Maupassant almoçava no restaurante da torre todos os dias porque era o único lugar em Paris de onde a torre não era visível.
Em 1918, tornou-se um símbolo de Paris e da França depois que Guillaume Apollinaire escreveu um poema nacionalista em forma de torre (um caligrama) para expressar seus sentimentos sobre a guerra contra a Alemanha. Hoje, é amplamente considerado uma notável obra de arte estrutural e é frequentemente apresentado em filmes e literatura. A Torre Eiffel é o monumento pago mais visitado do mundo.

Nenhum comentário: