07 fevereiro, 2022

Nadando contra o vento

Cachalotes aprenderam uns com outros a escapar dos arpões dos caçadores, diz estudo.
Os baleeiros do século XIX aparentemente sofreram alguns reveses, pois os cachalotes aprendiam uns com os outros a escapar de seus perseguidores humanos.
De acordo com o portal Live Science, os pesquisadores analisaram os diários de bordo mantidos pelos baleeiros durante incursões no Pacífico Norte na época e apontaram que "as taxas de sucesso dos caçadores diminuíram em 58% em apenas alguns anos".
"No início, as baleias reagiram à nova ameaça dos caçadores humanos exatamente da mesma forma que reagiam às orcas, que eram até então seus predadores exclusivos", disse Hal Whitehead, professor de biologia da Universidade Dalhousie, Canadá, e autor principal do estudo publicado na revista Biology Letters.
"[Os cachalotes] se reuniam na superfície, colocavam a cria no meio e tentavam se defender mordendo ou batendo com a cauda para baixo. Mas, quando se trata de se defender do capitão Ahab, essa é a pior coisa que eles poderiam fazer, pois se tornavam um alvo muito grande", comenta, em referência a um dos personagens de "Moby Dick", romance norte-americano de 1851.
A equipe de pesquisa concluiu que não só os cachalotes aprenderam a escapar dos arpões das embarcações à vela ao nadar contra o vento, mas também as baleias que não haviam encontrado caçadores humanos aprenderam a copiar o comportamento daquelas que se tinham deparado com humanos.

Nenhum comentário: