06 fevereiro, 2022

O foguete desgovernado

Um foguete lançado há quase sete anos pela empresa de exploração espacial SpaceX, do bilionário Elon Musk, está prestes a colidir com a Lua. O foguete, um Falcon 9 lançado em 2015, que ficou sem combustível suficiente para retornar à Terra, depois de completar sua missão, e acabou permanecendo no espaço. Desde então, o foguete é puxado por diferentes forças gravitacionais da Terra, da Lua e do Sol, tornando seu caminho um tanto "caótico", explica o professor McDowell, do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, com sede nos EUA. "Ele está morto — apenas seguindo as leis da gravidade." A colisão deve acontecer em 4 de março. O impacto deve criar uma pequena cratera artificial na superfície da Lua.
Imagina se o foguete outra vez pega no olho do "Homem da Lua", como prevê o cartunista Aroeira!


A primeira vez que um veículo espacial pegou no olho (direito) do "Homem da Lua" foi em "Le Voyage dans la Lune" (no Brasil, "Viagem à Lua"), um filme francês do ano de 1902. Baseado em dois romances populares de seu tempo - "Da Terra à Lua", de Julio Verne, e "Os Primeiros Homens na Lua", de H. G. Wells - esse filme teve roteiro e direção de Georges Méliès, com a assistência de seu irmão Gaston Méliès.
A mim me resta disso tudo uma tristeza só. / Talvez não tenha mais luar pra clarear minha canção. / O que será do verso sem luar? / O que será do mar, da flor, do violão? / Tenho pensado tanto, mas nem sei. / Poetas, seresteiros, namorados, correi. / É chegada a hora de escrever e cantar / Talvez as derradeiras noites de luar. (Lunik 9, Gilberto Gil)
N. do E.
Ao que parece o foguete desgovernado colidirá com o lado escuro da Lua. O luar está salvo!

===================================================================

14/02/2022 - Corrigindo ...
No final de janeiro, surgiram notícias de que um antigo foguete SpaceX estava a caminho de colidir com a Lua. Acontece que os astrônomos estavam errados. Sim, um foguete fará um impacto descontrolado na superfície do satélite em 4 de março, mas não é o segundo estágio de um Falcon 9, e sim o impulsionador de um foguete Longa Marcha 3C que foi usado na missão chinesa Chang'e 5-T1 em 2014.
http://es.gizmodo.com/el-cohete-que-va-a-impactar-en-la-luna-no-es-de-spacex-1848530718

Nenhum comentário: