24 julho, 2020

Ode à natureza

"Minha filha precisava memorizar um poema para uma apresentação na escola e me perguntou se eu conhecia um bom poema sobre a natureza. É claro que existem muitos bons poemas, mas eu realmente queria que ela tivesse a coisa mais poética já escrita sobre a natureza - o último parágrafo de 'A Origem das Espécies', de Darwin - apresentada em verso. Então, eu tentei." ~ Liza Gross
http://blogs.plos.org/biologue/2012/12/05/darwins-tangled-bank-in-verse

The Tangled Bank

Contemple um riacho luxuriante
Atapetado com muitos tipos de plantas
Insetos e pássaros volitando, aqui e ali,
Vermes rastejando na terra úmida

Reflita que essas formas
Elaboradas e diferentemente construídas
Foram produzidas por um conjunto bem simples
De normas em ação

Crescimento, reprodução e herança
Variação para transmitir
A seleção natural que por fim leva
À extinção dos menos aptos

Da guerra da natureza
Da fome e da morte
Siga as espécies mais exaltadas
Que já respiraram

Há grandeza nessa visão da vida
E seus poderes ainda não acabaram
Tendo sido originalmente inspirados
Em algumas formas ou apenas uma

E de um começo tão simples
Como jamais poderia ser imaginado
As infinitas formas mais belas e maravilhosas
Continuamente evoluem

A escolha do termo Tangled Bank originou-se do livro de Charles Darwin, "A origem das
espécies", que foi publicado em 1859 com o título "On the Origin of Species by Means of Natural
Selection or the Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life" (Da Origem das Espécies por Meio da Seleção Natural ou a Preservação de Raças Favorecidas na Luta pela Vida).
Eis o trecho que inspirou esta ode à natureza:
“É interessante contemplar um riacho luxuriante, atapetado com numerosas plantas pertencentes a numerosas espécies, abrigando aves que cantam nos ramos, insetos variados que volitam aqui e ali, vermes que rastejam na terra úmida, se se pensar que estas formas tão admiravelmente construídas, tão diferentemente conformadas, e dependentes umas das outras de uma maneira tão complexa, têm sido todas produzidas por leis que atuam em volta de nós. Estas leis, tomadas em seu sentido mais lato, são: a lei do crescimento e reprodução; a lei da hereditariedade que implica quase a lei de reprodução; a lei de variabilidade, resultante da ação direta e indireta das condições de existência, do uso e não uso; a lei da multiplicação das espécies em razão bastante elevada para trazer a luta pela existência, que tem como consequência a seleção natural, que determina a divergência de caracteres, a extinção de formas menos aperfeiçoadas. Assim, da guerra da natureza, da fome e da morte, o objeto mais exaltado que somos capazes de conceber, a saber, a produção dos animais superiores, segue diretamente. Há grandeza nessa visão da vida, com seus vários poderes, tendo sido originalmente inspirada em algumas formas ou em uma; e que, embora este planeta tenha andado de bicicleta de acordo com a lei fixa da gravidade, desde um começo tão simples as infinitas formas mais belas e maravilhosas foram e estão sendo desenvolvidas. (Darwin, 1859, p. 554).

Nova Acta
Post 1145 - A biodiversidade altera as estratégias de evolução bacteriana

Nenhum comentário: