28 novembro, 2017

LETRAS GARRAFAIS

A expressão «letras garrafais» designa, em gíria jornalística, os caracteres tipográficos a partir do corpo 72, embora só acima dos 100 pontos o leitor comece a ter uma sensação visual forte. Os títulos impressos nestes corpos (o tamanho da letra) têm de ser curtos, para adquirirem «volume» na página. A imprensa séria só em situações excepcionais utiliza corpos de letra dessa dimensão, mas a imprensa sensacionalista recorre a eles com grande frequência, para induzir no leitor uma ideia de importância que as notícias e as reportagens geralmente não têm.
A origem da expressão é, na minha opinião, espanhola.
Há, em Espanha, uma espécie de ginja (cereja) designada por ginja garrafal (em Portugal também existe a mesma designação), que se caracteriza por frutos maiores e mais duros do que os das restantes espécies. O garrafal, aqui, não tem qualquer relação com garrafa e aparece associado a uma noção de grandeza.

Todos os dias esvaziava uma garrafa, colocava dentro sua mensagem, e a entregava ao mar.
Nunca recebeu resposta.
Mas tornou-se alcoólatra.
Contos em letras garrafais, Marina Colasanti

Um comentário:

Fernando Gurgel disse...

Um amigo, cearense (só podia ser), quando não está entendendo o que o outro está falando, diz de gozação: "Não adianta falar em letras cursivas que a gente não entende sua caligrafia, macho."
E grita: "Fala em letras GARRAFAIS."