26 abril, 2017

Guernica, uma pintura contra o fascismo

"Sempre acreditei e ainda acredito que os artistas que vivem e trabalham com valores espirituais não podem nem devem permanecer indiferentes a um conflito em que estão em jogo os mais altos valores da humanidade e da civilização." - Picasso, 1937
Em 26 de abril de 1937, bombardeiros alemães e italianos atacaram a cidade basca de Guernica. Ao longo de três horas, destruíram três quartos da cidade antiga, matando e ferindo centenas de pessoas . O ataque foi "sem paralelo na história militar", segundo relatos na época - e inspirou uma das mais famosas pinturas anti-guerra da história: Guernica.
Respondendo às atrocidades da Guerra Civil Espanhola, artistas como Pablo Picasso, Julio González, Joan Miró, Alexander Calder, Alberto Sánchez e José Gutiérrez Solan foram reunidos pela Exposição de Paris de 1937, que abriu menos de um mês após o bombardeio e dez meses após a Guerra Civil haver começado.
Depois de ler relatos do ataque de Guernica por aliados de Franco, Picasso começou a trabalhar em uma pintura que viria a simbolizar a luta mais ampla contra o fascismo. De acordo com o historiador de arte Fernando Martín Martín, "pela primeira vez na história contemporânea da guerra, uma cidade e sua população civil foram aniquiladas, tanto como uma tática de amedrontação como uma maneira de testar a máquina de guerra".
Instantaneamente, Picasso sabia qual seria o assunto de seu mural para a Exposição de Paris.
Pintado em uma lona de má qualidade, o mural levou pouco mais de um mês para ser concluído. Enquanto pintava, para combater rumores de que apoiava os nacionalistas, Picasso emitiu esta declaração: "No painel em que estou trabalhando, que chamarei Guernica, e em todas as minhas obras de arte recentes, manifesto claramente minha aversão à casta militar que afundou a Espanha num oceano de dor e morte".
(http://www.bbc.com/culture/story/20170206-the-artists-who-fought-fascism)
Sua pintura, Guernica, encontra-se atualmente no Museu Reina Sofía de Madrid.

Leitura recomendada: El Guernica de Picasso. Historia de un souvenir, JOTDOWN

Ver também: H. G. Wells pergunta por García Lorca

Nenhum comentário: