24 abril, 2017

Ann Hodges: atingida por um meteorito

Em 1954 , em Sylacauga, Alabama, EUA, Ann Hodges, 32, foi ferida no braço e na cintura (onde teve um grande hematoma) por um meteorito que caiu, através do telhado de sua casa, em plena sala de estar. Ele quebrou a caixa de madeira de seu rádio e atingiu-a enquanto ela estava deitada, descansando em um sofá.
Quando Eugene Hodges, marido de Ann, voltou do trabalho naquele dia, encontrou sua casa cercada por curiosos querendo entender o que havia ocorrido. Em plena Guerra Fria, muitos estavam convictos de que aquilo tinha sido um ataque da União Soviética.
Para evitar que a situação saísse do controle, o xerife local confiscou a rocha e a enviou à Força Aérea, que confirmou se tratar de um meteorito. A população se tranquilizou com o anúncio e iniciou uma campanha para que a pedra fosse devolvida a Ann, que concordava com a ideia. "Eu sinto como se o meteorito fosse meu", disse Ann.  "Eu acho que Deus queria me dá-lo. Afinal, Ele me acertou!", afirmou ainda.
Mas a história não acabou aí: depois de conseguir o meteorito de volta, o casal ainda teve que brigar na justiça por ele. Isso porque eles eram inquilinos de uma viúva chamada Birdie Guy, que o desejava para si e entrou com um processo, alegando que a bolota espacial lhe pertencia, já que havia caído em sua propriedade. No final, a proprietária abriu mão de sua reivindicação por 500 dólares, valor pago de bom grado por Eugene, que acreditava que poderia faturar alto com a pedra.
Após ter essa expectativa frustrada, Eugene e Ann resolveram doar o meteorito ao Museu de História Natural do Alabama.
Este continua a ser o único registro (até 2006) de uma pessoa atingida por um meteorito.

Outra nota sobre o Meteorito de Sylacauga.

Nenhum comentário: