23 julho, 2013

Médicos cubanos no Brasil - 2

Em 1999, quando ministro da Saúde (Serra), falando sobre a dificuldade de levar profissionais para o interior do país defendeu a vinda de médicos cubanos. De acordo com o Jornal de Brasília daquele ano, afirmou que apresentaria “uma solução jurídica que vai permitir a permanência dos médicos cubanos no Brasil”.
Num jantar na casa do então senador Ney Suassuna, ele voltaria ao tema. “Serra defendeu também a permanência de médicos cubanos no país, que, ao contrário de colegas brasileiros, seriam menos resistentes à ideia de trabalhar no interior do Brasil”.
Em 2000, seu ministério redigiria um decreto para regulamentar o trabalho dos estrangeiros, especialmente de Cuba, que atuavam na região Norte.
Na época, naturalmente, não houve um pio de jornais e revistas contra a importação de médicos.

Kiko Nogueira, Diário do Centro do Mundo

Sejamos justos
Ele jamais defendeu a permanência de médicos árabes ao Brasil. Nem para vacinar os idosos.

Um comentário:

Nelson Cunha disse...

Os médicos cubanos são um paradoxo socialista. É a exploração do trabalho do médico pela pátria comunista. O governo cubano recebe um percentual pelo trabalho deles ,tal qual um cafetão. Os sindicatos brasileiros , tão " zelosos" contra o trabalho degradante, calam-se. É a cegueira ideológica ou rasteira cooptação em troca de sinecuras estatais?