04 julho, 2013

A guerra ao Caps Lock - 2

"ur caps r on, btw" Urban Dictionary

A Caps Lock, que "iniciou carreira", nos idos de 1878, como uma tecla que permitia passar das minúsculas para as maiúsculas nas máquinas de escrever, está sob o risco de desaparecer.
Por haver muita gente que usa exageradamente as letras maiúsculas na web, suprimir a tecla em questão seria a forma de evitar certas deselegâncias virtuais.
Afinal, usar a Caps Lock sem critério faz parecer que o internauta está gritando.


Infográfico: The History of CAPS LOCK, Mashable Tech

13/07/2013 - Como reagiram os internautas à republicação desta nota no Luis Nassif Online

Sem sombra de dúvida. Isso também é o que sinto, além de ser visualmente desagradável!
lucianohortencio
ABAIXO O CAPS LOCK!
ABAIXO O NEGRITO, O ITÁLICO E O UNDERLINE!
gigante
"POSSO NÃO CONCORDAR COM UMA SÓ PALAVRA DO QUE DIZEIS, MAS DEFENDEREI ATÉ A MORTE VOSSO DIREITO DE DIZÊ-LO." FRANÇOIS MARIE AROUET VOLTAIRE (1694 - 1778), FILÓSOFO ILUMINISTA FRANCÊS... INCLUSIVE DITO NO RECURSO ALFABÉTICO-LINGUÍSTICO-DESIGNATIVO DO CAPS LOCK.
NAS ESCOLAS INFANTIS E FUNDAMENTAIS, AS CRIANÇAS INICIAM A ESCRITA NO MODO BASTÃO CAPS LOCK... OU EM CAIXA ALTA.
jc.pompeu
Coisa recente, e PÉSSIMA (exemplo de uso de maiúsculas para suprir acento de ênfase, que não há na escrita). As pessoas que propuseram isso não tinham base em neurociências, não sabem que o cérebro passa por um processo de automação para a leitura. Aprender a ler primeiro só em maiúsculas exige que esse processo seja feito duas vezes. O uso de letras bastão, sim, é aconselhável; só em maiúsculas, não.
Anarquista Lúcida
Na internet quando se escreve em letras maiúsculas, significa gritar, mandar, e quando utilizado com frequência pode causar efeitos bastante negativos. Um exemplo disso, foi o que aconteceu na Oceania. A neo-zelandesa Vicki Walker, foi demitida depois de enviar e-mails para colegas de trabalho em negrito, maiúsculo e vermelho. A empresa ProCare, justificou a demissão, alegando que os e-mails dela prejudicavam a harmonia no ambiente de trabalho.
Demarchi
além da caps lock, que tal suprimir logo de uma vez as maiúsculas? não vão fazer a menor falta e a gente vai economizar um monte de digitações inúteis. é o que fez o escritor angolano valter hugo, em seu notável romance a máquina de fazer espanhóis. leiam e, além de uma esplêndida leitura, verão que não faz mesmo, depois que passarem as primeiras páginas e os olhos se acostumarem.
p.s. o nome dele está em minúsculas, porque é assim que ele grafa.
Luis Eduardo Brandão
Me desculpe, mas é uma idéia tola. As maiúsculas ajudam a tornar mais nítido o limite entre frases, ajudam a visualização. Junto com o ponto são, dentro de um parágrafo, recurso semelhante ao recuo no início de parágrafos, para marcar os limites entre parágrafos. Isso ajuda a leitura.
Anarquista Lúcida
Ahahahah, vamos às historinhas... Adoro. :)
Um jovem mancebo, em viagem, mandou um telegrama para a namorada. O texto, em caps lock, era o seguinte:
De W. para M.
"CHEGO SEXTA-FEIRA. LEVAREI ALGEMAS; AVISE SEU PAI."
Tradução:
"Avise seu pai que levarei as alianças para oficializar o noivado, e marcar o casamento."
Assim foi feito e este telegrama está na MINHA família até hoje como "relíquia" do namoro de meus pais. :)
Assim...NEM TODO CAPS LOCK É AGRESSIVO...PODE ATÉ SER AMOROSO, E DURAR MAIS DE 40 ANOS :))
Dulce (Madame X)
E mais dez outros comentários.

Nenhum comentário: