26 agosto, 2010

Como bezerro enjeitado

"Em 1966, o padre Antônio Vieira participou de uma campanha eleitoral para deputado federal, sem lenço e sem documento, isto é, sem dinheiro e sem currais eleitorais. Deu à sua campanha um estilo de esportividade e folclore. Certo deputado do seu próprio partido convocou uma reunião da diretoria para protestar que o Padre estava penetrando em seus "colégios eleitorais". De imediato, com certo ar de humildade, padre Vieira respondeu-lhe:
- Meu amigo, não tenho currais eleitorais como você os tem. Eu sou como bezerro enjeitado, tenho de mamar em todas as vacas!...
No período vedado à propaganda eleitoral, padre Vieira praticou pecados veniais, mas sem ofender ou ferir os outros. Celebrava, por exemplo, duas missas por dia, em lugares diferentes, insistindo que os fiéis respondessem com ênfase ao "Senhor esteja convosco": "contigo também"! Alguém do outro partido reclamou que Vieira estava fazendo "comício", no tempo proibido por lei. Mais uma vez o Padre se defendeu:
- Meu amigo, não estou fazendo comício, estou, sim, "fazendo com missa"!
Por Amorim Filho e Expedito Duarte, em "O Padre do Jumento",
Cortez Editora, 1988

Nenhum comentário: