01 outubro, 2009

Em tela

"Os videogames arruinaram minha vida.
Por sorte ainda tenho duas vidas extras."



24/02/2016 - O plural de extra
Em primeiro lugar eu gostaria que, por gentileza, esta pergunta fosse respondida por um português.
Gostaria de saber se no contexto, "Contate o seu concessionário se precisar de manuais extra", o extra fica realmente no singular.
Meu manual de estilo, que é brasileiro, diz que extra admite plural e dá como exemplo horas extras, serviços extras, edições extras. Não vejo razão para que o adjetivo não concorde em número com o substantivo no exemplo acima, entretanto, os dois portugueses com quem trabalho dizem que o correto é no singular. Sintaticamente não me parece correto. Poderia explicar por favor?
Ronaldo D. Bele, Brasil
Extra, mesmo em português de Portugal, além de prefixo de origem latina (extra) e de substantivo masculino, pode também ser adjetivo, segundo Rebelo Gonçalves, sendo lícito, portanto, usar-se no plural: extras. Se dissermos «dois livros extra», estamos a usar o termo em latim!
F. V. P. da Fonseca, Portugal - CIBERDÚVIDAS

Nenhum comentário: