23 setembro, 2008

"Corrente"

A propósito da nota de ontem.
Num de seus melhores discos, "Meus caros amigos" (imagem da capa), que saiu em 1976, Chico Buarque gravou uma canção de sua autoria chamada "Corrente".
É um samba que vai pra frente... e vice-versa. Pois os seus versos, mesmo quando cantados de trás para frente, continuam fazendo sentido.
Não é algo que eu tenha descoberto. Ao gravar "Corrente", Chico demonstrou essa propriedade da letra.

"Eu hoje fiz um samba bem pra frente
Dizendo realmente o que é que eu acho
Eu acho que o meu samba é uma corrente
E coerentemente assino embaixo
Hoje é preciso refletir um pouco
E ver que o samba está tomando jeito
Só mesmo embriagado ou muito louco
Pra contestar e pra botar defeito
Precisa ser muito sincero e claro
Pra confessar que andei sambando errado
Talvez precise até tomar na cara
Pra ver que o samba está bem melhorado
Tem mais é que ser bem cara de tacho
Não ver a multidão sambar contente
Isso me deixa triste e cabisbaixo
Por isso eu fiz um samba bem pra frente"

Nenhum comentário: