27 agosto, 2008

Kafka

Franz Kafka nasceu a 3 de julho de 1883 em Praga, cidade que durante todos os 40 anos da vida do escritor pertenceu à monarquia austro-húngara.
Era filho de um abastado comerciante judeu e cresceu sob as influências de três culturas: a judia, a tcheca e a alemã.
As histórias criadas por esse judeu tcheco - que escrevia em alemão - deram voz ao indivíduo comum das grandes cidades contemporâneas, fragilizado por seus problemas cotidianos e pela opressão burocrática das instituições.
Suas obras mais famosas foram escritas entre 1913 e 1921, e são elas: "A Metamorfose", "O Processo", "O Castelo", "O Foguista" (que é na verdade o primeiro capítulo de "América"), "A Sentença" e "O Artista da Fome".
Durante sua vida, Kafka não conseguiu atingir grande fama com seus livros. Algum tempo depois de sua morte, ocorrida em 3 de junho de 1924, em um sanatório perto de Viena onde se internara por causa da tuberculose, foi que a sua obra passou a conquistar um número crescente de admiradores.
Hoje, ela exerce enorme influência sobre as pessoas e é cultuada por leitores de quase todo o planeta.



As imagens que ilustram esta nota são reproduções de desenhos criados pelo próprio Kafka. E, assim como seus textos, foram feitos com o intuito de parecerem imperfeitos e sofridos.



Referência: almanaque.folha.uol.com.br/kafka

2 comentários:

Luciano Rocha disse...

TENHO UMA MATÉRIA SUPER INTERESSANTE PRA LHE ENVIAR, QUE É A CARA DO SEU BLOG. É SOBRE UM GATO QUE NASCEU COM ASAS, NA CHINA. ME MANDE SEU EMAIL. O MEU É luccianorocha@yahoo.com.br ou www.luccianorocha.blogspot.com

Paulo Gurgel disse...

Luciano Rocha, olá.
Obrigado pelas visitas que tem feito ao Blog do PG.
Os meus correios eletrônicos são:
pgcs@ig.com.br
e
paulogcs@gmail.com
Abraços.
Paulo Gurgel