19 novembro, 2006

A UTI, 10 anos de seu funcionamento

Agora, a UTI completou os seus 10 anos de funcionamento. E quais têm sido as repercussões positivas da sua existência no Hospital de Messejana? Arriscamo-nos a enumerá-las:

Melhoria da qualidade no atendimento aos pacientes pulmonares internados neste e em outros hospitais. A UTI Respiratória tem representado um apoio de alto nível com relação às unidades de internação da pneumologia, quando seus pacientes sofrem intercorrências e agravamentos clínicos. E, através da Central Estadual de Regulação do SUS, disponibiliza leitos para os enfermos pulmonares em estado crítico internados em outros hospitais.
“Reoxigenação” do serviço de pneumologia. A UTI Respiratória possibilitou aportar em nosso serviço um bom número de pneumologistas e de outros profissionais. Exemplifiquemos com o pneumologista José Dumas Ferreira Gomes, anteriormente lotado na UTI Pós-operatória, transferido para a UTI Respiratória logo que ela foi criada. O colega Dumas que, após uma proficiente passagem pela chefia da UTI (em substituição a Fábio), é o atual chefe do Serviço de Pneumologia do Hospital de Messejana.
Campo de prática para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas etc. Contempla a Residência Médica, em seu programa de pneumologia, o médico residente com períodos de estágio na UTI Respiratória. Por considerar a ele indispensável, no exercício desta especialidade, os conhecimentos na área da terapia intensiva. Além disso, é um dos setores do Hospital de Messejana onde o ideário da integração multiprofissional, assimilado e exercitado na prática diária, vem-se mostrando com toda a plenitude.
Realização de trabalhos e pesquisas científicas. A UTI Respiratória Professor Mário Rigatto, como se estivesse sob as efluências do pesquisador que homenageia, vem-se constituindo em um celeiro destas atividades. São trabalhos e pesquisas da lavra de seus profissionais e estagiários que, apresentados em congressos e publicados em revistas, muito têm contribuído, nos últimos anos, para elevar o conceito do Hospital de Messejana perante a comunidade científica nacional (Paulo Gurgel Carlos da Silva).


Nenhum comentário: