20 novembro, 2006

Silicose em Trabalhadores de Pedreiras

SILICOSE EM TRABALHADORES DE PEDREIRAS NO MUNICÍPIO DE CARIDADE - CEARÁ
RESUMO DE PESQUISA

Dr. Paulo Gurgel Carlos da Silva
http://lattes.cnpq.br/7028287559656819
Hospital de Messejana e Secretaria da Saúde do Estado do Ceará

Introdução: No período de 1993 a 2001, foram identificados e confirmados no Hospital de Messejana 14 casos de silicose em pacientes que haviam trabalhado (ou ainda estavam trabalhando) em pedreiras no distrito de Inhuporanga, município de Caridade - CE. Todos os pacientes pertenciam ao gênero masculino, com as idades entre 30 e 58 anos, e haviam trabalhado de 9 meses a 8 anos em pelo menos uma das duas pedreiras da região. Todos eram sintomáticos respiratórios, sendo que 11 (78,8%) apresentavam formas aceleradas e/ou complicadas da silicose e, durante o citado período de observação, 8 (57,1%) vieram a falecer da doença ou de suas complicações.
Objetivo: Estudar a extensão da silicose relacionada com o trabalho em pedreiras no município de Caridade – CE.
Método: A partir de 2001, iniciou-se um trabalho que consistiu de: 1) Visita técnica de uma equipe multiprofissional, constituída por médico pneumologista, médico do trabalho, geólogo e enfermeira, às duas pedreiras de Caridade para avaliar as condições de trabalho. 2) Coleta de amostras das pedras usadas nas pedreiras para realização da análise litológica. 3) Reunião com membros da comunidade para avaliar o grau de informação sobre os riscos ocupacionais e ambientais da exposição às poeiras produzidas nas pedreiras. 4) Cadastramento dos trabalhadores e ex-trabalhadores das pedreiras. 5) Exames clínicos e radiológicos dos indivíduos cadastrados para detecção de possíveis casos novos de silicose.
Resultados: 1) A comprovação da existência irregular de 2 pedreiras no distrito de Inhuporanga, uma localizada em área urbana e outra em área peri-urbana, onde os trabalhadores realizavam as atividades de quebra manual de pedras, britagem, mesclagem, ensacagem e transporte dos produtos, sob condições de trabalho que não atendiam às normas mínimas da higiene ocupacional. Acrescida da suspeição de que os trabalhadores sofriam a exposição máxima na etapa da britagem, em decorrência das poeiras geradas pelos trituradores. 2) O exame litológico no NUTEC de amostras dos três tipos de pedras (branca, marrom e preta) oriundas das pedreiras revelou: calcário, quartzo e basalto, com 2,50%, 97,72% e 28,83% de sílica, respectivamente. 3) Membros da comunidade, por conhecimento prévio de casos de trabalhadores das pedreiras que haviam adoecido e morrido por doenças respiratórias, já atribuíam estes desfechos à exposição ao pó de pedra. 4) O cadastramento registrou a existência de 123 indivíduos que haviam trabalhado ou ainda estavam trabalhando nas pedreiras. 5) Examinados até o momento 102 dos 123 trabalhadores cadastrados, através da busca ativa, foram descobertos mais 31 casos de silicose, com o predomínio nesta segunda série de casos das formas simples sobre as formas complicadas. Nas situações pertinentes foram também desenvolvidas ações de controle sobre a tuberculose e o tabagismo e, de um modo seletivo, foram também realizadas espirometrias com provas broncodilatadoras no Hospital de Messejana.
Conclusões: A ocupação em pedreiras praticada no distrito de Inhuporanga, município de Caridade – CE, por haver causado 45 (44,1%) casos de silicose, em um universo de 102 trabalhadores examinados até o momento, mostrou-se como uma atividade de elevado risco para o adoecimento por silicose. E para que esta doença se manifestasse amiúde com gravidade, visto que 23 (51,1%) dos 45 casos de silicose foram das formas aceleradas e/ou complicadas (de mau prognóstico). Dentre as complicações observadas no período destacou-se a associação com a tuberculose, que foi confirmada em 5 casos (3 na forma pulmonar, 1 na forma pleuro-pulmonar e 1 na forma pleural). Dos 14 pacientes que se submeteram à espirometria, 12 apresentaram resultados anormais, com disturbio ventilatorio restritivo em 8 e obstrutivo em 4. E, no prosseguimento da observação até o ano de 2006, mais 4 pacientes vieram a falecer, elevando para 12 (26,6%) o número total de óbitos por silicose na casuística.
Comentário Final: Informes dão conta do encerramento das atividades nas duas pedreiras de Caridade. Mas o que aconteceu aos seus trabalhadores serve de alerta para a verificação das condições em que funcionam as empresas congêneres em outras regiões do estado do Ceará.

Agradecimentos: Dra. Sandra Solange Leite, Dra. Joilda Furtado (in memoriam), Dr. Pedro Henrique (médico da DRT-CE).

Nenhum comentário: