01 abril, 2024

XII razões para usar os algarismos romanos


E aí, patrícios? Temos colossais XII razões pelas quais deveríamos ignorar esses algarismos arábicos modernos e continuarmos usando o I, I, III de nossos antepassados. Então, sem mais delongas, vamos mergulhar neste assunto. [Tempo de leitura: IV minutos]
I. O que são algarismos arábicos?
2? 3? 54? O que são esses símbolos estúpidos? Tudo bastante confuso. I, V, X e L, por outro lado, são familiares. Muito legal.
II. Adição é uma coisa fácil.
Para aqueles que argumentam que adicionar algarismos romanos é difícil: você são uns tolos. Querem  combinar X e V? Apenas junte-os. Quão difícil foi isso? Quanto a números mais longos, como o XLV, também é fácil. Basta proceder de acordo com as tabelas fornecidas pelo procônsul local.
III. Multiplicação e divisão longas.
Multiplicar o quê? Dividir o quê? Quem precisa dessas fórmulas sofisticadas, afinal? Talvez vocês, perdedores, devessem gastar menos tempo brincando com números e mais tempo debulhando grãos e/ou esculpindo mármore.
V. Elegância na escrita.
"Nossos ganhos trimestrais de linho aumentaram em LXVI por cento, caindo em XIV em relação a MDXXVII." Limpo, claro, profissional.
VI. Quanto maior o número, mais longo ele é.
4.708 soa pequeno. Fraco, mesmo. Mas MMMCMXCIX? Isso me mostra o quão grande é esse número. Talvez o maior?
VII. Sem decimais irritantes.
Decimais são para escribas que não têm nada melhor para fazer do que inventar coisas como 7,5 aquedutos ou 3,25 guerras. Mas, se você é um general, senador ou magistrado, como a maioria de nós, isso é exagerar um pouco.
VIII. A ordem informa se você deve adicionar ou subtrair.
VI é V+I enquanto IV é V-I. Agora tente isso numa matemática estúpida. 21 é... 2+1? Não! 12 é 1-2? Falso! Veja, simplesmente não funciona. 
IX. Zero é facilmente a coisa mais estúpida de que já ouvi falar.
“Ei, pessoal, vocês sabem o que estamos perdendo? Um número que representa a ausência de números. Absolutamente nada.
X. Sete letras.  
I, V, X, L, C, D, M. Vê? Isso é tudo que você precisa para criar todos os números sob o sol (até MMMMDCCVIII).
XI. O fator plágio.
As pessoas pensam que esses dígitos rabiscados são originais. Mas dê uma olhada mais de perto e você verá a boa e velha engenhosidade romana em ação. 1? Claramente uma cópia de I. 3? O "E" ao contrário. 5? Sim, isso é um "S" tentando cobrir seus rastros. Eles até enganam! Vire um 6 de cabeça para baixo e você terá todas as evidências de que precisa.
XII. Números são letras e letras são números. Fim da história.
Já temos o alfabeto. Dá-nos tudo o que precisamos. Mas não - não é bom o suficiente para esses matemáticos extravagantes que precisam de seu próprio conjunto de caracteres apenas para se sentirem especiais. O que vem a seguir, o sinal = que significa "igual a"?
Conclusão:
Abandone a moda, pessoal. Roma sempre vence. (Eli Burnstein)

Nenhum comentário: