12 abril, 2024

O pequeno buraco negro: uma fábula cósmica

Quando os buracos negros emergiram pela primeira vez da matemática da relatividade, o próprio Einstein duvidou se eles poderiam ou não ser reais – ele lutou para imaginar que a natureza pudesse produzir uma coisa tão ameaçadora, que o espaço-tempo pudesse se curvar a um extremo tão monstruoso. E... então levamos apenas um século para ouvir com nossa imensa orelha protética o som de dois buracos negros colidindo para produzir uma onda gravitacional, então para ver com nosso olho telescópico um buraco negro real na selva cósmica. Aqui surge a prova viva da insistência de Richard Feynman de que "a imaginação da natureza é muito, muito maior do que a imaginação do homem".
Com seu drama cósmico e sua ciência deslumbrante no limite do possível, os buracos negros atraem a imaginação humana com inúmeras metáforas para nossas perplexidades existenciais. Um deles ganha vida em Little Black Hole, de Molly Webster e do ilustador Alex Willmore — uma meditação incomum sobre como viver com a austera solidão existencial de saber que tudo e todos que amamos podem ser tirados de nós e está finalmente destinado ao esquecimento, como viver com a perda iminente que é o preço de estar totalmente vivo.
O conceito central da história baseia-se no paradoxo da informação do buraco negro de Stephen Hawking - a insinuação combinada da relatividade e da teoria quântica de campos que, embora nem mesmo a luz possa escapar de um buraco negro, pedaços de informação podem transcender sua imensa atração gravitacional e se libertar no forma do que é conhecido como radiação Hawking.
Era uma vez um pequeno buraco negro que amava tudo no universo.
As estrelas. Os planetas. As rochas espaciais e a raposa espacial. Até os astronautas voadores.
O pequeno buraco negro amava seus amigos.
Um dia, o pequeno buraco negro fez amizade com uma estrela, mas no momento em que eles estão se divertindo em construir um castelo cósmico juntos, a estrela desaparece e sua luz desaparece.
Em seguida, um cometa passa, mas assim que o pequeno buraco negro fica desejoso de uma nova amizade, o cometa se desfaz em poeira cósmica e desaparece.
Então eles vêm e vão, os planetas e os asteroides, a raposa e os astronautas, cada novo amigo é levado assim que se aproxima, deixando o pequeno buraco negro perplexo e desolado.
Confuso e desconsolado, o pequeno buraco negro se depara com um grande buraco negro repleto da sabedoria de um ancião, que ilumina o fato fundamental de que ser um buraco negro significa engolir e aniquilar tudo e qualquer um que se aproxime.

E, no entanto, pedaços de informação podem escapar do ventre do buraco negro, borbulhando de volta como restos do que foi consumido. Do legado de Hawking surge a metáfora central da história sobre como viver com a perda das pessoas que mais amamos: sempre podemos trazê-las de volta à superfície de nossa consciência com as alavancas gêmeas da memória e da imaginação. 

Nenhum comentário: