17 janeiro, 2024

A piada mais antiga do mundo

A piada mais antiga que encontramos até hoje foi registrada duas vezes em tabuletas sumérias antigas, remontando a 4.000 anos.
Um cachorro entra em um bar, mas não vê nada. E então ele pergunta: devo abrir um?
Sim, eu também não entendo. Eu acho que teria que estar lá. Ou, talvez, essa piada tenha sido inventada antes do humor.
Algumas das maiores mentes do mundo têm trabalhado a respeito. Foi traduzida corretamente? O que o cão representava na cultura suméria? A estrutura "entra em um bar" pode realmente ser tão antiga? A piada foi interpretada de várias maneiras diferentes porque a linguagem e o contexto cultural eram muito diferentes há 4.000 anos. Não é algo com que os especialistas chegassem a um acordo.
A piada possivelmente depende de suposições com as quais os antigos sumérios teriam convivido, mas nós não. Por outro lado, talvez não fosse mesmo tão engraçada naquela época. Foi registrada em coleções de provérbios e conselhos, embora também não funcione nesse contexto.
(https://www.neatorama.com/2023/05/27/Can-the-Worlds-Oldest-Joke-Make-You-Laugh/)

Muitas pessoas se apressarão em se concentrar no lado mais físico e monoliticamente impressionante da arqueologia. Mas é nas pequenas coisas como esta que o mundo antigo ganha vida. As pirâmides podem ser inspiradoras, mas encontramos mais valor humano nas pichações deixadas pelos plebeus que as construíram do que na luxuosa decoração dentro da tumba do faraó.
(https://www.historicmysteries.com/sumerian-joke/)

Nenhum comentário: