16 março, 2022

O sagaz Lichtenberg

Georg Christoph Lichtenberg ((Ober-Ramstadt, Alemanha, 1742 — Göttingen, Alemanha, 1799) foi um personagem incomum.
  • Um matemático e físico lembrado principalmente como escritor.
  • Um autor admirado por suas anotações para livros que nunca escreveu.
  • Um nome desconhecido que grandes mentes (Goethe, Schopenhauer, Kant, Nietzsche, Tolstói, Humboldt, Freud, Einstein) não deixavam de mencionar.
Lichtenberg foi também quem deduziu que o formato ideal para uma folha de papel seria o de um retângulo cujo lado maior medisse √2 vezes o lado menor — o que levou ao padrão A4, o tamanho de papel mais amplamente utilizado em todo o mundo.

Assinatura de Lichtenberg e desenho que aparecem em um imã de geladeira vendido como souvenir em Göttingen (Gotinga). BBC News

Em Queimaduras por raio, mencionei as tais "figuras de Lichtenberg". Estranhas imagens que podem ser vistas na pele lembrando samambaias (fractais, para alguns autores). São causadas pela passagem da corrente elétrica de um raio por vasos cutâneos e podem durar de algumas horas a meses. Há sempre um ponto central a partir do qual a queimadura se propagou para os locais mais distantes. Braços, costas, pescoço, peito ou ombros são as regiões do corpo em que essas lesões são mais observadas.

Nenhum comentário: