27 fevereiro, 2022

Vila Isabel

O inventor do jogo do bicho foi o empresário mineiro João Baptista Vianna Drummond, nascido em Itabira do Mato Dentro em 1.° de maio de 1825. Drummond veio cedo para o Rio de Janeiro, trazendo na mala os três contos de réis que seu pai, um coronel mineiro, deixara como dote para cada um dos catorze filhos. Espírito empreendedor, o futuro barão estabeleceu-se no comércio de importação, mas seu primeiro grande sucesso no mundo das finanças deveu-se a especulações bem sucedidas na bolsa de valores.
Já estabelecido como homem de negócios, casa-se com a filha de um banqueiro e é admitido na aristocracia carioca, na época girando em torno da corte imperial. Mais adiante, estará atuando nos negócios públicos e estabelecendo amizade com o Barão de Mauá, de quem se torna sócio em alguns empreendimentos. Em 1872, Drummond compra uma vasta área na zona norte do Rio, então pertencente à Duquesa de Bragança, e inicia o empreendimento que o tornaria indissoluvelmente ligado à história da cidade.
O Barão de Drummond era uma das poucas personalidades que podia orgulhar-se de ter fundado um bairro inteiro a partir do nada. Foi o que aconteceu com Vila Isabel (homenagem à princesa), bairro planejado, cujos lotes de terra foram vendidos já com todos os melhoramentos urbanos devidamente implantados. Ao contrário do modelo urbanístico então dominante na cidade, cujas ruas estreitas atestavam a herança portuguesa, a Vila Isabel foi concebida a partir do modelo parisiense que Drummond conhecera numa viagem à França, com avenidas largas e uma estrutura de lazer e de serviços até então inexistente no Rio.
O Barão de Drummond foi também um ferrenho abolicionista: alforriou todos os seus escravos muito antes da Abolição e deu às ruas de Vila Isabel o nome dos principais líderes abolicionistas da segunda metade do século XIX.

FEITIÇO DA VILA
(Noel e Vadico)

Lá em Vila Isabel
Quem é bacharel
Não tem medo de bamba.
São Paulo dá café
Minas dá leite
E a Vila Isabel dá samba.

Estátua de Noel Rosa em Vila Isabel 
Ficheiro Wikipédia
 

c/ João Gilberto

Filme: NOEL ROSA - Poeta da Vila (2006)
https://www.youtube.com/watch?v=OK8wpU56Z7o

Nenhum comentário: