09 fevereiro, 2022

A origem da meia maratona

Embora as corridas a pé fossem o principal evento dos antigos jogos gregos, eles não corriam meias maratonas em suas Olimpíadas. E isso não mudou até hoje: a exemplo do que acontece com a capoeira, a meia maratona não faz parte dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.
A expressão meia maratona, assim como a palavra hemitona, vem de Hemitona, uma cidade na Grécia. De acordo com a lenda, após a batalha de Hemitona, que ocorreu entre a Grécia e o exército invasor persa, o herói grego Asthma correu 21,4 km das planícies de Hemitona até Atenas para levar a notícia de que os gregos tinham empatado.
Não era ruim. Com a Pérsia tendo o mando de campo, haveria vantagem para a Grécia. Que poderia vencer ou empatar na batalha seguinte. 
Depois de passar a mensagem, Asthma perdeu o fôlego e morreu.
Sua incrível façanha, porém, sobreviveu na palavra hemitona. A palavra foi estendida para significar "qualquer corrida entre 3.000 metros com obstáculos e a maratona".

Foto do corredor Zersenay Tadese, da Eritréia, que venceu em 2008 a prova masculina da Meia Maratona do Rio de Janeiro
Esclarecimento - Em competições do gênero, o blog EM segue a orientação de submeter a fotografia do atleta vencedor ao "fotochop" para adequá-la às características da informação.

Nenhum comentário: