22 agosto, 2019

Inseto das cavernas com papel sexual invertido

As meninas são meninos e os meninos são meninas: um inseto brasileiro pouco conhecido leva esta inversão de papéis a um nível totalmente novo.
Os cientistas que pesquisam a Neotrogla, habitante das cavernas, dizem que a fêmea tem um pênis impressionante, que ela usa para transar com seu parceiro. Ele, por outro lado, é abençoado com o que os pesquisadores descrevem como sendo uma "vagina muito reduzida".
Como se isso não tornasse a vida sexual do inseto suficientemente interessante, a cópula entre os dois sexos pode durar até 70 horas.
"Embora a inversão do papel sexual tenha sido identificada em vários animais diferentes, a Neotrogla é o único exemplo em que o órgão de penetração também é reverso", disse o cientista-chefe Dr. Kazunori Yoshizawa, da Universidade de Hokkaido, no Japão.
Um estudo de quatro espécies da Neotrogla mostrou que a genitália da fêmea é usada para inserir no macho e dele receber pacotes seminais. O sêmen, além da fertilização, é um nutriente para a fêmea.
Uma vez dentro de um macho, o pênis projeta espinhos que ancoram os dois insetos juntos. Os cientistas acharam impossível separar machos e fêmeas sem causar ferimentos.
A descrição dos estranhos hábitos de acasalamento da Neotrogla é publicada na revista Current Biology.

Mirror
Fonte primária: https://doi.org/10.7554/eLife.39563.001

Nenhum comentário: