23 agosto, 2019

A raposa, o pato e o saco de milho

Era uma vez um agricultor que foi a um mercado e comprou uma raposa, um pato e um saco de milho. A caminho de casa, o fazendeiro chegou à margem de um rio. Mas, para atravessar o rio de barco, o fazendeiro só podia levar consigo uma compra de cada vez: a raposa, o pato ou o saco de milho.
Se deixados juntos, a raposa comeria o pato, o pato comeria o feijão. O desafio do fazendeiro era carregar a si mesmo e suas compras para a outra margem do rio, permanecendo cada compra intacta. Como ele fez isso?
As ações para a solução estão aqui.

Este é um dos vários quebra-cabeças de travessia fluvial, onde o objetivo é levar, de uma margem do rio para a outra, um conjunto de itens sujeitos a várias restrições. A lógica destes quebra-cabeças, em que há três seres, A , B e C , é que nem A e B nem B e C podem ser deixados juntos.

Devo contar-lhes uma história horrível da minha tentativa de propor um quebra-cabeça para uma menina outro dia. Foi em um jantar, na sobremesa. Eu nunca a tinha visto antes, mas, enquanto ela estava sentada a meu lado, eu propus a ela, imprudentemente, experimentar o quebra-cabeça (eu diria que você sabe disso) da "raposa, o ganso e o saco de milho". Com alguns biscoitos para representar a raposa e as outras coisas. A mãe dela estava sentada do outro lado e disse: "Vai, resolve, minha querida, e faz certo!" As consequências foram terríveis! Ela gritou: “Eu não sei fazer isso! Eu não sei fazer isso! Mamãe! Mamãe!". Jogou-se no colo da mãe e começou a soluçar por vários minutos. Essa foi uma lição para mim sobre tentar desafiar crianças com enigmas e quebra-cabeças. Espero que o enigma da janela quadrada não produza nenhum efeito terrível em vocês!

A lógica deste tipo de história é que um matemático, uma menina e sua mãe não podem ser deixados juntos.

Nenhum comentário: