02 agosto, 2018

A agulha de costura

... qual é a maior, mais importante e mais significativa das invenções humanas? 
A maioria das pessoas responde que é a roda, a lâmpada, a máquina a vapor, o automóvel, o avião etc. Alguma coisa desenvolvida com alta tecnologia que eles acham que mudou o curso da história. Meu, deliberadamente, eu vou admitir uma resposta provocativa: é a agulha de costura, este objeto insignificante do cotidiano que as fábricas produzem em grandes quantidades. Um objeto que a maioria das pessoas normalmente não leva a sério, a menos que elas estejam procurando desesperadamente pregar um botão que caiu de sua melhor jaqueta, uma hora antes de uma entrevista importante.
Agulhas de ossos de Xiaogushan, 
Província de Liaoning, China, 
há cerca de 30.000-23.000 anos
Então, como eu justificaria a escolha da agulha de costura como a invenção humana mais importante?
A agulha de costura tornou possível a humanidade fazer a roupa nos tempos da pré-história. As agulhas mais antigas conhecidas remontam a pelo menos 50.000 anos, mas elas são provavelmente muito mais antigas. Fazer roupas era um pré-requisito necessário para que os primeiros seres humanos se mudassem da África tropical para os climas frios e gelados. Naturalmente, antes da invenção da agulha, os seres humanos poderiam simplesmente se enrolar em peles de animais soltas ou unidas por botões primitivos. No entanto, só um conjunto de peles devidamente costurado é que permite que o usuário se mova facilmente, cace ou corra quando ameaçado, atos difíceis de fazer por aquele que está simplesmente enrolado em um monte de peles.
A costura é apenas uma das tecnologias que as pessoas não se lembram quando o termo história da tecnologia é mencionado. Outras da área doméstica, como o crochê e o tricô, idem. Tenho a suspeita de que tais tecnologias domésticas sejam ignoradas na concepção popular da história da tecnologia porque são principalmente atividades de mulheres. Na imaginação popular a tecnologia é masculina. O homem é o fabricante de ferramentas; a mulher é o utente. O estranho sobre essa visão essencialmente sexista da história da tecnologia é que as tecnologias domésticas, como a confecção de roupas e a culinária, desempenham um papel central na sobrevivência e no progresso humanos. Os seres humanos podem sobreviver sem carros, mas um ser humano nu e sem comida cozida, num ambiente hostil, está em uma via rápida para a extinção.
Provérbio árabe
A agulha veste os outros, mas ela mesma não tem vestimenta.
Diz-se (como elogio ou reprimenda) das pessoas tão ocupadas com as outras que se esquecem de si mesmas; de um médico, por exemplo, que de tanto trabalhar (não é meu caso) perde a própria saúde.

2 comentários:

Fernando Gurgel disse...

O filme "Help", dos Beatles, de 1965, foi dedicado ao inventor da máquina de costura. Até hoje lembro disso.

Paulo Gurgel disse...

"Depois do arado, a máquina de costura é talvez o instrumento mais abençoado da humanidade", escreveu Lois Antoine Godey, em 1856. Mahatma Gandhi, enquanto estava na prisão, aprendeu a costurar em uma máquina e mais tarde isentou-a em sua interdição sobre o maquinário ocidental. "Ela é uma das poucas coisas úteis já inventadas", disse ele.