Moradores da localidade aproveitaram para guardar porções de granizo em seus refrigeradores "para gelar a cerveja do Natal".
Fernando Gurgel
Esse fenômeno natural, também registrado em vídeo por moradores da Serra dos Lopes , foi confirmado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). É raro na região.
Além dos registros de Parambu, houve também relatos de formação de granizo em Nova Olinda. Em ambos os municípios ocorreram chuvas de 18 e 12 milímetros, respectivamente.
A formação do granizo não está obrigatoriamente ligada à presença de chuvas intensas. Como se pode observar, em ambos os municípios com registros do gelo, as chuvas foram fracas.
A presença de granizo em nuvens cúmulo-nimbos (nuvens caracterizadas pelo grande desenvolvimento vertical) é comum, já que as temperaturas no topo delas chega a -60°C, porém, ao cair, acaba passando para o estado líquido com a variação da temperatura. Em regiões mais altas, como no caso da Serra dos Lopes, distrito de Parambu, a distância entre as nuvens e a superfície do solo é menor, tornando possível a ocorrência do granizo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário