Antes de ir mais longe nas crenças pessoais de Darwin, gostaria de salientar que essas afirmações são uma falácia ad hominem. Seja a teoria certa ou errada, deve ser determinada pela evidência, não pelas crenças de seu fundador mais conhecido. Por sinal, Alfred Russell Wallace desenvolveu de forma independente a mesma teoria.
HMS Beagle |
Sim, suas opiniões mudaram após a viagem, mas ele não tinha más intenções para o Todo-Poderoso. Mais tarde, em sua vida, ele rejeitou sua educação fundamentalista, no entanto isso não significa que ele partiu contra Deus. Seu objetivo nunca foi desacreditar a Bíblia de forma alguma. Na verdade, ele era incerto sobre a existência de Deus.
Em sua autobiografia, ele mesmo diz:
"Eu não posso fingir lançar a menor luz em problemas tão abstrusos. O mistério do princípio de todas as coisas é insolúvel para nós. E eu, por um lado, devo me contentar em permanecer agnóstico."Como se pode ver, a noção de que Darwin queria desacreditar a Bíblia está errada. Mas a diversão não pára por aí. Há até afirmações de que Darwin teve uma conversão no leito de morte durante a qual ele denunciou a teoria da evolução.
Nada poderia ser mais falso e insultante. Darwin estava totalmente comprometido com sua teoria e essa acusação é incongruente com suas obras escritas. Mas mesmo que essa afirmação fosse verdadeira, não teria absolutamente nenhuma influência na própria teoria. Eu disse isso anteriormente, se a teoria é ou não correta é determinada por seus próprios méritos, e não pelas credenciais das pessoas que a aceitam.
Em resumo: concordar ou discordar com a teoria não tem efeito sobre ela. Darwin era inegavelmente um grande cientista e uma pessoa que buscava a verdade, não um mistificador que queria poluir sua ilusão com mentiras.
Was Charles Darwin An Atheist?, Origin Prometheus
Nenhum comentário:
Postar um comentário