22 janeiro, 2013

Desordem da Atenção Deficitária na Idade Avançada

Depoimento de quem tem a D.A.D.I.A.
"Outro dia decidi lavar o carro; peguei as chaves e rumei em direção à garagem, quando notei minha correspondência largada em cima da mesa... Ok, vou lavar o carro, mas antes vou dar uma olhadinha na correspondência, pois pode ter alguma coisa urgente... Ponho as chaves do carro na escrivaninha ao lado e, olhando a correspondência, vejo que tem muita propaganda inútil, pelo que decido jogá-las fora, quando noto que a lixeira está cheia...'' Então tá, vou esvaziar a lixeira. Coloco as contas sobre a escrivaninha, mas lembro que tem um caixa eletrônico bem perto de casa, vou primeiro pagar as contas... Coloco a lixeira no chão, pego as contas e vou em direção à porta... Onde está o talão de cheques? Achei, mas só tem uma folha. Tem talão novo na escrivaninha... Ao passar pela mesa de jantar, encontrei... aquele refrigerante que eu estava tomando. Vou pegar o talão, mas antes vou guardar o refrigerante na geladeira... Estou andando em direção à cozinha, quando noto que as flores no vaso parecem murchas, é melhor trocar a água antes... Coloco o refrigerante no balcão da cozinha, quando...Ah! Achei meus óculos! Estava procurando-os desde de manhã! É melhor guardá-los logo... Pego uma vasilha, encho de água, e vou em direção ao vaso... Deixaram o controle remoto da TV aqui em cima. À noite, quando formos assistir à TV, ninguém vai se lembrar de procurá-lo na cozinha. É melhor levá-lo para sala. Mas... Ponho meus óculos sobre a mesa e pego o controle... Estou colocando água na planta, mas caiu um pouco no chão. Jogo o controle sobre o sofá e vou buscar o pano... Vou andando pelo corredor e penso que precisava trocar a moldura deste quadro... Estou indo, quando tento me lembrar o que é que eu estava indo fazer... Ah! Os óculos... Depois! Primeiro o pano. Pego... Vou em direção às flores, mas vejo a lixeira cheia...
Final do dia: o carro continua sujo, as contas não foram pagas, o refrigerante continua lá, quentinho, as flores foram aguadas pela metade, só tenho uma folha de cheque e não sei onde estão as chaves do carro! Quando tento entender porque nada foi feito hoje, fico atônito, pois sei que estive ocupado o dia inteiro!!! Percebo que isto é uma coisa seriíssima e que irei em busca de auxílio, mas antes, acho que vou checar minha correspondência... ."


N. do E.
Meu colega José Luiz da Paz (PI) enviou-me um slideshow com o depoimento acima. A fonte primária desse depoimento parece ser um texto da Desciclopédia, que traz informações imperdíveis sobre a D.A.D.I.A. Em meus 64 anos de idade, considero-me um portador da desordem descrita - na transição do terceiro para o quarto estágio! A sorte é que a D.A.D.I.A. ainda não compromete a minha atuação como blogueiro, senão vocês estariam sendo agora privados desta upgrade sobre o assunto. Do interesse de vocês, presumo.

Nenhum comentário: