17 agosto, 2008

Dorival Caymmi (1914 - 2008)

Em minha adolescência um disco que me impressionou profundamente foi o LP "Caymmi visita Tom". Depois de ouvi-lo em minha radiola portátil, iniciei uma carreira de fã assumido da música popular brasileira.
Lançado em 1964, pela gravadora Elenco, o disco registrava um encontro musical da família Caymmi (Dorival, a esposa Stella Maris e os filhos Nana, Danilo e Dori) com o maestro Antonio Carlos Jobim, na residência deste último.
O LP vinha com uma capa em preto e branco (como eram todas as capas dos discos da Elenco), imitando neste caso um recorte de jornal cuja notícia central era a visita da família Caymmi ao maestro carioca.
Foi ideia de Aloysio de Oliveira, o dono da gravadora, trocar a artificialidade da gravação em estúdio pela espontaneidade de uma reunião musical em ambiente familiar. Uma fórmula que deu certo e ainda produziu um disco antológico. Figura esta obra na relação dos "100 discos fundamentais da MPB" que Luiz Américo divulga em seu website.
Do repertório do disco faziam parte "Saudades da Bahia" e "...Das rosas", de Dorival Caymmi, e "Só tinha de ser com você" e "Inútil paisagem", de Tom Jobim e Aloysio de Oliveira, entre outras canções.
No YouTube, onde há um bom número de músicas de Caymmi, é a "...Das rosas" (metade samba, metade valsa) que escolho para inserir no blog. Numa gravação feita pela Petrobras Brass Essemble, arranjo de Lipe Portinho.
É uma modesta homenagem que aqui presto a Dorival Caymmi, este gênio baiano que ontem faleceu.

Nenhum comentário: