13 agosto, 2008

Captação de órgãos e tecidos para transplantes

O Ministério da Saúde (MS), através da portaria 1.752, determinou que todos os hospitais (públicos, privados e filantrópicos) com mais de 80 leitos constituíssem suas comissões de doação de órgãos e tecidos para transplantes.
Publicada em 23 de setembro de 2005, esta portaria foi uma medida do MS para envolver, de forma efetiva e organizada, os hospitais do Sistema Único de Saúde - SUS no esforço coletivo de captação de órgãos.
No Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, onde funciona uma dessas comissões, a medida já mostra os seus bons resultados . Pois essa comissão, sob a coordenação da enfermeira Dra. Maria das Graças Torres e da qual fazem parte o médico Dr. Alexandre Marcelo, a enfermeira Dra. Suerda Bessa e a assistente social Dra. Beatriz Bezerra, vem conseguindo captar no referido hospital, entre vários órgãos e tecidos, cerca de 20 córneas (a meta é 40) por mês.
O que certamente vai contribuir para reduzir o tamanho da fila de espera (com mais de 500 pacientes, atualmente) para transplantes de córneas no Ceará. E, até mesmo, para que essa fila desapareça, como arrisca predizer o cardiologista Dr. João David, um dos responsáveis por colocar o Hospital de Messejana entre os principais centros transplantadores de coração no Brasil.

Nenhum comentário: