11 março, 2007

O ponto G de George

No encontro desta sexta-feira, o presidente Lula disse ao presidente Bush que era preciso encontrar “um ponto G” nas negociações.
Não sei como a frase foi traduzida para o inglês. Ainda mais que, nas circunvoluções cerebrais do presidente visitante (que não prima pela inteligência), a frase pode ter sido decodificada de formas imprevisíveis.
O “G” poderia ser de “George”. Neste caso, George W. Bush entenderia o recado de que as negociações deveriam contemplar principalmente os interesses dos Estados Unidos. Mas o “G” poderia ser de “G-8”, o grupo dos países ricos, o que também daria um entendimento semelhante. Bush é quem dá as ordens no grupo.
Registra a imprensa que Lula, ao pronunciar a cavilosa expressão, fez simultaneamente um gesto. E Bush, naquele instante, poderia tê-la associada a uma descoberta que há pouco tempo fizera em seu corpo. Quando, antes do atual périplo, estava a se submeter a um exame de próstata. O local do seu ponto G, que fora finalmente identificado. E aí se lembrar do que a si prometera fazer, assim que regressasse da viagem
Ouvir a segunda opinião, a terceira, a quarta...

Um comentário:

Luis Enrique disse...

Pois, estranho abraço o do Lula. Mas è q o Lula continua cada vez mais estranho. Serà q o Chàvez disse-lhe: tira-lhe o figado ! tira-lhe o figado !.