04 agosto, 2025

Tarifas aéreas baseadas no peso dos passageiros e suas bagagens


Os investigadores da Universidade de New Hampshire, nos Estados Unidos, propuseram um conceito controverso para reduzir as emissões de CO₂: incluir uma taxa baseada nos pesos dos passageiros e de suas bagagens.
O conceito não é novidade. Aliás, em 2023, uma companhia aérea da Nova Zelândia chegou a propor que os passageiros fossem pesados antes do embarque. Mais tarde, já em 2024, foi a vez da Finnair, companhia aérea da Finlândia, que sugeriu aos passageiros voluntários que se pesassem na porta de embarque. Esta experiência serviu, segundo a comunicação da companhia, para a empresa poder aperfeiçoar as estimativas de peso dos aviões antes da decolagem.
Agora o conceito está de novo no radar. Segundo pesquisadores americanos, quanto maior o peso nos aviões, maior é o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de CO₂.
O transporte aéreo, responsável por cerca de 2,5% das emissões globais de gases com efeito estufa, tem sido alvo de atenção na procura de soluções sustentáveis para reduzir o respectivo impacto ambiental. Portanto, reduzir o peso transportado pode ser uma estratégia eficaz.

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