28 julho, 2025

Uma homenagem a Blaise Pascal

Aqui uma homenagem ao inventor do transporte público, o filósofo francês Blaise Pascal.
http://www.straphanger.blog/the-inventor-of-transit/
Depois de inventar a calculadora mecânica, o filósofo pré-iluminista voltou sua mente para o problema do trânsito em Paris, que, com uma população de meio milhão, era então a segunda cidade mais populosa do mundo e a mais densamente povoada. Os ricos se locomoviam em carruagens particulares, puxadas por cavalos, pelas quais pagavam grandes somas para mantê-las. E os pobres andavam a pé.
Pascal imaginou um sistema pelo qual "les petites gens" pudessem se mover, se não com tanto conforto quanto os ricos, pelo menos com a mesma rapidez e confiabilidade. Seus "carrosses à cinq sous" eram carruagens puxadas por cavalos, cada uma com a capacidade para oito passageiros, "infinitamente convenientes", como Pascal as descreveu em seu apelo por uma patente real, e "saindo em horários regulares, mesmo quando vazias".
Por uma tarifa de cinco "sous", "les carrosses" transportavam passageiros por cinco linhas, em ambos os lados do Rio Sena. Mas um aumento da tarifa para seis "sous" levou a protestos e, após quinze anos de atividade, o serviço foi encerrado.

Nenhum comentário: