27 março, 2025

Relógio do Juízo Final (2)

Um relógio simbólico adotado por cientistas atômicos para mostrar o quão próximos os seres humanos podem estar de uma catástrofe global, com a meia-noite significando aniquilação ou "dia do juízo final". Metaforicamente, o ponteiro dos minutos do relógio aproxima-se ou afasta-se da meia-noite, dependendo do nível de ameaça que se pensa estar representado pelas armas nucleares, pelas alterações climáticas ou pelas tecnologias disruptivas.
Desde a sua invenção em 1947, o relógio já foi acertado 25 vezes. Em janeiro de 2023, o relógio foi acertado para 90 segundos antes da meia-noite, o mais próximo que já esteve do dia do juízo final, em resposta à "erosão das normas de conduta internacional" e às "ameaças veladas de uso de armas nucleares" feitas pelo governo russo na guerra da Rússia com a Ucrânia.
Em ocasiões anteriores, porém, o Relógio do Juízo Final foi atrasado a partir da meia-noite, quando as condições políticas melhoraram e reduziram a ameaça das armas nucleares. Em 1991, por exemplo, o relógio foi redefinido para 17 minutos para a meia-noite, o ponto mais distante do dia do juízo final até agora. Essa decisão veio após a assinatura do Tratado de Redução de Armas Estratégicas pela União Soviética e pelos Estados Unidos, que foi um acordo destinado a reduzir os arsenais de armas nucleares de ambos os países.
Fontes:
https://blogdopg.blogspot.com/2020/12/o-relogio-do-juizo-final.html
https://www.britannica.com/topic/Doomsday-clock
https://olhardigital.com.br/2023/08/05/olha-isso/o-que-e-o-relogio-do-juizo-final/

Nenhum comentário: