22 janeiro, 2025

⬇ Denali, ⬆ McKinley

"A Idade de Ouro da América começa agora."
Quando fez esta proclamação em seu discurso de posse, segunda-feira, 20 de janeiro, Donald Trump referiu-se a um período que ele adora. Apelidado de Era Dourada, onde o brilho escondia a pobreza, este período americano seguiu-se à Guerra Civil (1861-1865). Foi feito de fortunas surpreendentes, impérios industriais, corrupção política generalizada, lutas sociais violentas, segregação no Sul e uma imprensa subjugada.
Em seu discurso de posse, Trump anunciou também que iria homenagear "um grande presidente, William McKinley, que nos tornou muito ricos". Ao restaurar o nome anterior da cúpula mais alta dos Estados Unidos, no Alasca.
Este pico, a 6.190 metros acima do nível do mar, que havia sido renomeado como Denali, em 2015, por Barack Obama (conforme solicitado pelos nativos americanos), voltará a se chamar Monte McKinley.
Protecionismo
William McKinley foi ao mesmo tempo um grande protecionista e um grande imperialista, tal como Donald Trump pretende ser ao querer conquistar a Groenlândia e recuperar o controle do Canal do Panamá. (*) Por sua instigação, quando McKinley era senador por Ohio, os Estados Unidos introduziram tarifas em 1890, que aumentaram de uma média de 38% para quase 50% e ele as aumentou novamente quando foi eleito presidente. Donald Trump sonha com este modelo, que permitiu financiar mais da metade do orçamento federal.
Fonte: artigo de Arnaud Lepamantier, correspondente em NY de Le Monde
(*) Trump também quer mudar o nome do Golfo do México para Golfo da América.

Nenhum comentário: