A criação, o uso e a difusão de uma nova palavra ou expressão vêm da necessidade que temos de nomear algo que faz parte da nossa realidade ou que nossa inteligência e percepção foram capazes de identificar com mais intensidade.
Conhecer o significado de novas palavras enriquece nosso vocabulário e nos faz mergulhar na atmosfera intelectual em que vivemos. Mais do que isso, contribui para o pleno desenvolvimento de nossa capacidade de comunicação, amplia a compreensão que temos do mundo e nos torna aptos a identificar problemas, buscar soluções e sermos agentes de mudança em prol de uma sociedade mais humana, ética e justa.
Exemplo: motolância, s.f.
Motocicleta equipada para atendimento emergencial de saúde, conduzida por profissional da área de enfermagem que presta assistência pré-hospitalar, em geral até a chegada da ambulância para transporte do paciente ou outras medidas.
[A motolância chega ao local da ocorrência em menos tempo do que a ambulância, em virtude da maior agilidade para percorrer trajetos de grande fluxo de veículos e capacidade de transitar por áreas de difícil acesso.]
Samu atuará na Praia do Futuro com motolâncias (foto: Daniel Calvet)
Nenhum comentário:
Postar um comentário