Há uma longa lista de esportes estranhos que realmente apareceram nas Olimpíadas em um momento ou outro — tiro ao pombo, cabo de guerra, beisebol — mas não há dúvida de que o mais estranho foi algo chamado "mergulho de distância".
Nas Olimpíadas de 1904, cinco homens participaram do evento, todos dos Estados Unidos. William Dickey levou para casa o ouro com uma distância de 19,2 metros ou quase 63 pés. Parece que tem uma chance de ser impressionante, até você descobrir o que ele fez por quase 63 pés.
Ele flutuou. De bruços. Na superfície da água.
Acontece que a palavra "mergulho" foi usada com bastante liberdade.
A maneira como o esporte funciona é que um "competidor" fica de pé na lateral da piscina e mergulha. A partir desse momento, ele não consegue mais fazer nada para se impulsionar para frente. Não pode mover as pernas, não pode mover os braços. Agora, ele apenas flutua lentamente "como um pato dormindo".
Na foto acima está William E. Dickey, o vencedor das Olimpíadas de 1904 na categoria. Ele não parece um atleta olímpico típico porque o mergulho de distância não era um evento olímpico típico. Na verdade, era chamado de o esporte mais chato de todos os tempos. Os jogos de 1904 foram as únicas Olimpíadas em que o esporte apareceu, e os únicos competidores foram os cinco americanos. Mas fez parte do cenário competitivo de natação nos EUA por décadas.
O mergulho de longa distância era uma espécie de flutuação competitiva, para ver o quão longe um atleta conseguia ir sem nenhum esforço após mergulhar em um corpo d'água. Esse ato em particular era facilitado pelo peso corporal extra, pois a gordura torna a pessoa mais flutuante. Era levado a sério por aqueles que competiam, mas para os espectadores, era extremamente chato, e o esporte desapareceu na década de 1920.
Detém o recorde mundial no mergulho de distância Frank Parrington - com 86 pés e 8 polegadas, um recorde que permanecerá para sempre.
https://www.neatorama.com/2024/07/28/The-Least-Exciting-Olympic-Sport-Ever/
https://www.bbc.com/future/article/20240720-the-extinct-olympic-sport-that-was-the-dullest-of-all-time
https://www.desertsun.com/story/sports/columnists/shad-powers/2016/08/10/lamest-olympic-sport-all-time-plunge-distance/88542974/
Nenhum comentário:
Postar um comentário