18 fevereiro, 2018

Lobachevsky é o nome dele

"Quem me fez o gênio que sou hoje
o matemático que outros citam?
Quem é o professor que me fez dessa maneira
o maior que já pegou giz no casaco?
Um homem merece o crédito.
Um homem merece a culpa.
E Nicolai Ivanovich Lobachevsky é o nome dele, oi!"

"Lobachevsky" é uma canção humorística de Tom Lehrer que faz referência ao matemático russo Nikolai Lobachevsky. De acordo com o autor, que é também matemático, a música "não se destina a uma insinuação sobre o personagem". Um dos criadores da geometria não euclidiana, Lobachevsky é também chamado de "Copérnico da Geometria" devido ao caráter revolucionário de seu trabalho. E o nome foi escolhido "apenas por razões prosódicas", ponto.
Lehrer canta esta música do ponto de vista de um matemático russo preeminente que aprendeu, com Lobachevsky, que o plágio é o segredo do sucesso em matemática (embora acrescentando: "apenas certifique-se de sempre chamá-la, por favor, pesquisa"). O narrador posteriormente usa essa estratégia para obter um artigo publicado antes de um rival, depois para escrever um livro e ganhar uma fortuna vendendo os direitos para o cinema.
A canção é parte de "The Physical Revue", uma revista musical (1951-1952) de Lehrer e de alguns outros professores. Na versão inicial, Ingrid Bergman protagoniza o papel de hipotenusa, em "The Eternal Triangle", um filme supostamente baseado no livro do narrador. Foi gravada novamente em "Revisited" (álbum Tom Lehrer), com Brigitte Bardot como hipotenusa. Uma terceira gravação foi incluída no "Tom Lehrer discovers Australia" (e vice-versa), um álbum ao vivo gravado na Austrália, em que Marilyn Monroe foi hipotenusa. Uma quarta gravação foi feita em 1966, quando "Songs" de Tom Lehrer foi reeditada em estéreo, com Doris Day como hipotenusa.
A canção é frequentemente citada, especialmente nos trabalhos sobre o plágio. Escrevendo sobre ela na Billboard, Jim Bessman considerou a canção "deslumbrantemente inventiva em sua incalculável promoção de plágio" e destacou a sequência em que Lehrer acumulou rimas com os nomes de dez cidades russas.
Fontes
https://en.wikipedia.org/wiki/Lobachevsky_(song)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tom_Lehrer
http://www.guntheranderson.com/v/data/lobachev.htm
http://pballew.blogspot.com.br/2018/02/on-this-day-in-math-february-12.html#links
https://www.youtube.com/watch?v=U-nI1oUeDjs (RHAPSODY HUNGARIAN NO.2 (FRISKA))



Não é brilhante que esta música tenha sido copiada de outras músicas? Como é inteligente e sutil esse cara que plagia parte de uma música para fazer uma canção sobre plagiar.
https://youtu.be/U-nI1oUeDjs

Nenhum comentário: