29 dezembro, 2017

Epifanias

Epifania é uma súbita sensação de entendimento ou compreensão da essência de algo. Também pode ser um termo usado para a realização de um sonho com difícil realização. O termo é usado nos sentidos filosófico e literal para indicar que alguém "encontrou finalmente a última peça do quebra-cabeças e agora consegue ver a imagem". O termo é aplicado quando um pensamento inspirado e iluminante acontece, que parece ser divino em natureza (este é o uso em língua inglesa, principalmente, como na expressão "I just had an epiphany", que indica a ocorrência de um pensamento, naquele instante, que foi considerado único e inspirador, de uma natureza quase sobrenatural). WIKIPÉDIA
Etimologicamente, este termo se origina do grego epiphaneia, podendo ser traduzido literalmente como "manifestação" ou "aparição".
No sentido estritamente religioso, a epifania é uma manifestação divina. Como no episódio em que Jesus Cristo foi apresentado ao mundo, através da chegada dos Reis Magos, trazendo seus presentes. A Igreja Católica considera epifanias três eventos: a Epifania dos magos do Oriente, que é celebrada no dia 6 de janeiro; a Epifania a João Batista no rio Jordão e a Epifania das Bodas de Caná.
Outras epifanias
- de Arquimedes [1[ [2]
- de Kepler [3]
- de Ampère [4]
- de Georges de Mestral [5] [6]
EpiCyberFania
É um termo criado com fins acadêmicos a partir da palavra epifania. Hipoteticamente, seria um evento de inspiração em profissionais e estudantes da área de Tecnologia da Informação.
Sinônimo: insight

Nenhum comentário: