03 dezembro, 2017

Velozes e invasoras

Entre as bilhões de estrelas da Via Láctea algumas se movem muito mais rapidamente do que todas as outras. Estas estrelas, conhecidas como estrelas hipervelozes, não são originárias da Via Láctea, mas de uma galáxia vizinha e invadiram a nossa galáxia graças às suas velocidades extremas.
É o que diz um estudo publicado por um grupo de pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, que criou um modelo para calcular a trajetória e a velocidade destas estrelas de hipervelocidade e com isso descobrir a sua verdadeira origem: a Grande Nuvem de Magalhães.
Na Via Láctea, há pelo menos 100 bilhões de estrelas. Até a presente data, já foram descobertas 20 estrelas hipervelozes, embora estime-se que existam cerca de 10 mil delas na galáxia em que vivemos.
O estudo também estima que a Grande Nuvem de Magalhães nos envie uma destas estrelas de hipervelocidade a cada 300.000 anos ou mais.


"Na minha opinião como cidadão vialáctico, eu não gosto da ideia de que essas estrelas venham assim tão facilmente. Deveriam fazer um muro intergaláctico e que paguem os Magalhães..."

GIZMODO

Conheça nossos vizinhos
Grupo Local - É o grupo composto por mais de 54 galáxias que inclui nossa Galáxia, a Via Láctea, sendo a maioria delas galáxias anãs, com o centro gravitacional localizado entre a Via Láctea e a Galáxia de Andrômeda. As galáxias do Grupo Local cobrem uns 10 milhões de anos-luz de diâmetro e têm uma aparência binária. Os dois membros principais do grupo são a Via Láctea e a Galáxia de Andrômeda. Estas são duas galáxias espirais e cada uma tem um sistema de galáxias satélites. Andrômeda é a maior do grupo. e Via Láctea é a segunda maior, sendo possivelmente a mais massiva. A terceira e quarta são a Galáxia do Triângulo e a Grande Nuvem de Magalhães, que são satélites de Andrômeda e da Via Láctea, respectivamente. (N. do E.)

Nenhum comentário: