Com o objetivo de combater as atitudes discriminatórias, é que a data comemorativa foi instituída.
Estima-se que cerca de 90 por cento da população mundial é destra. E os 10 por cento restantes, que são sinistros, têm de enfrentar diversas dificuldades diárias para viver em um mundo "direito".
Aliás, sinistro (outra palavra usada para designar o canhoto) também significa funesto e pernicioso, No entanto, para bater de frente com o preconceito, foi que os "sinistros" escolheram justamente o dia 13 (do azar) e o mês de agosto (do desgosto) para ser a sua "data magna".
As dificuldades enfrentadas pelos canhotos começam ainda na infância, quando alguns pais tentam obrigar seus filhos a escrever com a mão direita. O canhoto terá de aprender a mudar a marcha do carro com a mão direita, e não com a esquerda como seria o seu primeiro impulso. O uso do computador também fica prejudicado, já que os números e as setas direcionais do teclado do computador estão todas no lado direito. As maçanetas também são projetadas para os destros.
Só escapam as xícaras (cujas asas são democraticamente projetadas para destros, sinistros e ambidestros).
Adaptar-se é preciso: canhoto tem de aprender a viver em um mundo invertido, ao contrário daquele que seu cérebro considera natural.
E o Dia Internacional do Canhoto vem também para celebrar as conquistas dessa parcela menor da população, com relação à produção de objetos de uso específico por ela,
Famosos canhotos
Bart Simpson |
- Albert Einstein
- Ayrton Senna
- Bill Gates
- Fidel Castro
- Jimi Hendrix
- Ludwig Beethoven
- Machado de Assis
- Mahatma Gandhi
- Marie Curie
- Marilyn Monroe
- Napoleão Bonaparte
- Paul McCartney
- Pelé: o atleta do século XX, que chutava com a direita, mas escreve com a esquerda.
O Dia dos Canhotos (em 2012) | O Dia dos Canhotos, comentado (em 2013)
Nenhum comentário:
Postar um comentário