05 julho, 2016

Homenagem a Carmen Costa

Carmelita Madriaga, conhecida como Carmen Costa, (Trajano de Moraes, 5 de julho de 1920 — Rio de Janeiro, 25 de abril de 2007) foi uma cantora e compositora brasileira.
Aos 15 anos, Carmen Costa mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro, onde trabalhou como empregada doméstica do cantor Francisco Alves. Numa festa, ele a fez cantar para os convidados, entre eles Carmen Miranda, que a incentivou a iniciar a carreira artística.
Sua canção mais famosa, "Está Chegando a Hora", foi também seu primeiro sucesso. A música é uma versão adaptada da mexicana "Cielito Lindo".
Outros sucessos de Carmen: "Casinha da Marambaia", "Tem nego bebo aí", "Obsessão", "Jarro da saudade", "Se eu morrer amanhã", "Eu sou a outra" e sua célebre "polêmica" com Ataulfo Alves.
Esta última (ouça aqui) é uma faixa do disco "Eternamente Samba" (1966, gravadora Polydor), de Ataulfo Alves, com quem a cantora gravou as músicas desse pot-pourri.
Carmen Costa recebe hoje (5 de julho) um doodle do Google em homenagem ao dia em que faria 96 anos.
N. do E.
Em 2 de junho de 2004, no Rio de Janeiro, Carmen Costa participou da reinauguração da Rádio Nacional, emissora líder de audiência nas décadas de 40 e 50. Na ocasião, houve o encontro do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com as "cantoras do rádio", geração de artistas reveladas na Rádio Nacional. Lula definiu o encontro de "saudosismo gostoso" e subiu ao palco do auditório da Nacional para abraçar e beijar Emilinha Borba, 80, Marlene, 79, Carmen Costa, 84, Ademilde Fonseca, 83, Adelaide Chiozzo, 73, e Carmélia Alves, 81.

Nenhum comentário: