25 julho, 2016

A provável quebra do recorde de plantação de árvores em um só dia

Centenas de milhares de estudantes, funcionários governamentais e voluntários reuniram-se no estado mais populoso da Índia, Uttar Pradesh (UP), em 11 de julho, para quebrar o recorde mundial do Guinness em plantação de árvores.
Eles acreditam ter plantado 50 milhões de mudas em florestas e ao longo de vias férreas e estradas do país, em 24 horas, e quebrado o recorde anterior do Departamento Florestal de Sindh, no Paquistão, das relativamente insignificantes 847.275 árvores plantadas em 24 horas, em 2012.
Na Conferência sobre Mudanças Climáticas em Paris, o governo indiano comprometeu-se a aumentar a cobertura florestal em 95 milhões de hectares até 2030, e para a qual o governo reservou US $ 6,2 bilhões.
"Este evento de plantação em massa é um grande passo para atingir tal objetivo". disse Akhilesh Yadav, ministro-chefe de UP, aos participantes do evento, "O mundo se deu conta de que são necessários esforços sérios para reduzir as emissões de carbono e mitigar seus efeitos sobre a mudança climática global".
Conforme o oficial florestal sênior Sanjeev Saran, os locais de plantação de árvores serão monitorados através de fotografias aéreas, em intervalos regulares, para acompanhar as taxas de sobrevivência das mudas.
As contas do Guinness World Records também controlam com precisão esses números. "Estamos tentando manter a total transparência. Eles estão no campo e estão supervisionando as unidades do plantio", confirma Saran. "Não sabemos quem são nem onde estão em qualquer momento. Eles estão trabalhando incógnitos, e isso nos convém."
Pode levar até dois meses para que o Guinness Book of World Records e seus incógnitos auditores verifiquem e declarem o novo recorde mundial.

Indian State Planted Guinness World Record-Breaking 50 Million Trees in One Day, por Nidhi Goyal. In: www.industrytap.com
(matéria enviada por Jaime Nogueira)

Nenhum comentário: