20 julho, 2016

Como o judeu ortodoxo corta as unhas

O Rema cita, no Shulchan Aruch, que não se deve cortar as unhas pela ordem natural dos dedos, mas sim por uma sequência em particular, em que os dedos da mão esquerda antecedem os da mão direita (Shemiras Shabat KeHilchoso) (42:46). O Arizal não concorda com esta prática e outros, como o Maharam MiRuttenberg, não têm uma posição definida sobre o assunto. O Aruch HaShulchan (OC260: 6) escreve que, seguir o Rema, não incide na categoria das obrigações "haláchicas", mas em um nível mais alto dos deveres. O Mogen Avrohom recomenda que sejamos rigorosos. O Chazon Ish cita que esta ordem não se aplicaria ao corte das unhas dos pés. No geral, os Ashkenazim estão inclinados a essa prática, daí a presente postagem.
Local Jewish News, da Comunidade Judia Ortodoxa de Cleveland


Eu nunca assimilaria essa sequência. Começo a cortar as unhas da mão esquerda, indo do polegar ao mindinho. Depois, passo para as unhas da mão direita e vou cortando-as na mesma ordem das unhas da mão esquerda. Mas reconheço que a sequência do Rema é imbatível para as situações que exigem o emprego de números aleatórios.

3 comentários:

Anônimo disse...

aprendi muito sobre os judeus morando na inglaterra, la aprendi sobre as unhas mas tinha me esquecido da sequencia. obrigado pelo site com tantas informacoes a respeito.

Alessandro Macedo disse...

Posso cortar as unhas às sextas-feiras?

Anônimo disse...

Sim, na verdade atá deve, é um ótimo dia para isso, o dia seis da semana, antecipa ao shabat, o corte das unha as sextas, é uma preparação para o dia sonto de todas as semanas, O SAHBAT!!!