16 maio, 2015

Sardinhas e Festas de Lisboa

Sardinhas
Já foram escolhidas as cinco sardinhas vencedoras das Festas de Lisboa – que acontecem em junho deste ano. Representam alguns dos personagens mais característicos da cidade. No concurso, em sua 5ª edição, já concorreram desde 2011 mais de 25 mil sardinhas de mais de 60 países. Como prêmio, 2 mil euros para os pais da ideia e a exposição pública das suas, nossas e vossas sardinhas por toda a cidade, como imagem principal da campanha de divulgação das Festas de Lisboa.
Marise Araújo, Blue Bus



Festas de Lisboa
Período: 1º a 30 de junho
Com um cheiro de verão no ar, as Festas de Lisboa enchem de animação os recantos mais típicos da cidade e trazem à rua milhares de pessoas.
Santo António, padroeiro de Lisboa, dá o mote para as festas que atingem o seu ponto alto na noite de 12 de junho, com o desfile das marchas populares na Avenida da Liberdade. Na tarde do dia 13, a procissão em honra deste santo popular, que tem fama de casamenteiro, percorre as ruas que rodeiam a Sé e dá o cunho religioso às festas.
As noites são animadas pelos arraiais nos bairros típicos de Lisboa, do Castelo à Mouraria, Graça, Alfama, Ajuda e Bairro Alto, com muita música e dança ao ritmo das canções populares. Enfeitadas com grinaldas e globos coloridos, as ruas são invadidas pelo cheiro da sardinha assada e pelos aromas dos manjericos acompanhados de um cravo de papel e de uma quadra alusiva a Santo António.
Junho é o principal mês destas festas, que se prolongam pelo verão e incluem eventos muito diversificados como espetáculos de fado, jazz e outros géneros musicais, fado nos elétricos que atravessam a cidade, festivais de cinema e teatro, provas desportivas e exposições.

Nenhum comentário: